Neste blog vamos falar sobre o projecto que será realizado por nós neste ano lectivo. Vamos referir as experiências, os objectivos dessas experiências, conclusões e outros aspectos importantes na realização do projecto.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Experiências com ar

Objectivos:
  • definição do ar  e a sua experiência;
  • presença do ar na terra e espaço;
  • ar tem peso e ocupa espaço;
  • o ar se expande quando é aquecido;
  • o ar pode exercer pressão.
Para cada tópico referido anteriormente vamos realizar uma experiência (aula por exposição). As experiências que vamos realizar encontram-se nesse site: http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_PC_01.asp.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Para divertir os nossos "alunos" vamos realizar um experiência que eles também vão executar connosco. Deste modo vamos demonstrar que a ciência pode ser divertida :b. a experiência que vamos realiza é "tinta invisível".
É sua execução é bastante simples que permite a sua realização em casa pelos miúdos a partir dos 6 -7 anos.
Então vamos explicar como se pode fazer tinta invisível, para quem ficou curioso :)

Material necessário:

  • Limão
  • Pincel
  • Papel
  • Copo
  • Copo com água
  • Tintura de iodo 





Procedimento:
  1. Esprema o sumo de limão para dentro de um copo.
  2. Com um pincel molhado no sumo de limão escreva uma mensagem em cada folha de papel. Deixe o sumo secar.
  3. No copo de água adicionar algumas gotas da tintura de iodo.
  4. Com pincel molhado na tintura de iodo diluída pinte o papel onde foi escrita a mensagem, que anteriormente não era possível de se visualizar. 

Qual é o nosso projecto e em que consiste? 
  No âmbito da disciplina de área de projecto vamos realizar o projecto "ciência para os mais novos". Serão realizadas 4 experiências sobre os conceitos mais básicos da ciência para alunos do 2-3º ano de escolaridade. Nesta altura, já seleccionamos as tais experiências, que são: experiências com dáfnias, misturas homogéneas e heterogéneas, estados físicos da matéria e experiências com ar. 
  O objectivo do nosso projecto é ensinar aos alunos os conceitos mais básicos da ciência. Mas vamos realizar o projecto de duas formas diferentes: uma por exposição e outra por explicação, isto é, vamos dividir as turmas em dois grupos; para primeiro grupo vamos apresentar o trabalho em power point ou seja por explicação, enquanto para outro grupo vamos realizar experiências em que eles podem participar. Deste modo vamos ver de que maneira as crianças aprendem melhor: por demonstração ou explicação (verificaremos isso ao realizar inquérito 1 ou 2 semanas após da realizar do trabalho, para verificar se ainda se lembram dos conceitos que lhe foram ensinados e sobre que foi falado durante "dia da ciência".